Abdominais Mitos e Verdades

EXERCÍCIOS ABDOMINAIS: MITOS E VERDADES

Abdominais – Geralmente homens e mulheres possuem objetivos diferentes nos treinos: eles querem ter um peitoral que impõe respeito e pelo menos 40 centímetros de braço; elas já pensam em diminuir o culote, aumentar o bumbum e fortalecer o “bracinho do tchau”. Mas existe um grupo muscular que preocupa ambos os sexos, o abdômen!abdômen definido

Para ter uma barriga de tanquinho deve-se dedicar tempo e esforço em um treinamento com exercícios específicos (supra, infra, oblíquo…) para atingir todos os músculos que constituem o grupo.

Como existem vários detalhes na execução e acompanhamento do treinamento para o abdômen, muitos mitos foram surgindo ao longo dos anos. Mas não se preocupe! Procuramos esclarecer de uma vez por todas os mitos e verdades sobre os exercícios abdominais. Confira algumas práticas que podem influenciar, positivamente ou não, os resultados do treino:

Leia Também: Exercícios para Emagrecer   Dicas Para Emagrecer  Emagrecer de Vez   5 Dicas Para Emagrecer   Como Emagrecer de Verdade   Emagrecer de Vez   Dicas Para Emagrecer De Vez    50 Receitas Para Emagrecer De Vez

Devo fazer muitas repetições para o abdominal ficar forte. Mito!

“O músculo abdominal é igual a qualquer outro. Se deseja torná-lo mais forte precisará de uma carga progressiva, sempre,” disse Cacá sobre este mito. Portanto, assim como o desenvolvimento de qualquer músculo, para fortalecer o abdômen é preciso desenvolvê-lo, ou seja, o número de repetições não influencia, e sim o aumento da carga.

Fazer abdominal queima gordura localizada. Mito!

“O exercício abdominal queima calorias, contribuindo assim com a perda de gordura geral, incluindo na região do abdômen e não somente neste local.” A queima de calorias é sempre geral, o que pode acontecer é a confusão com a hipertrofia, que desenvolve um ou mais músculos isolados.

Faça abdominal todos os dias, pois é um músculo que recupera rápido. Mito!

“A recuperação da musculatura abdominal é igual a todas as outras e está relacionada ao tipo de treino realizado. Isto é, um treino com foco na hipertrofia necessitará de 48h à 72h de recuperação, já um treino para aumentar a resistência, entre 24h e 36h”. Você pode até treinar todos os dias o abdômen, mas tente alternar entre os exercícios que trabalham diferentes músculos.

Leia Também:  Fórmula dos Músculos   Como Emagrecer   Emagrecer de Vez   Como Perder Barriga   Dieta Paleolítica   Dieta Dukan   Dieta da Proteína   Dieta Detox   Corpo de 21   Os Benefícios da Chia na Dieta   Corpo de 21   Abdômen Definido Como Conseguir

Abdominal é fundamental para estabilização do tronco. Verdade!

Todos os músculos associados ao tronco auxiliam na estabilização do mesmo. Porém, os músculos abdominais são imprescindíveis no equilíbrio da coluna lombar e da cintura pélvica. Segundo Cacá, “a musculatura abdominal fortalecida, juntamente ao assoalho pélvico e as costas, formam uma caixa protetora para os órgãos, além de dar maior estabilidade para os movimentos das pernas, braços e cabeça durante as atividades do dia a dia e também esportivas.”Abdominais

Fortalecer o abdômen previne dores nas costas. Verdade!

Cacá afirma que uma musculatura abdominal fortalecida, principalmente se tratando dos músculos transverso abdominal, oblíquo interno, reto abdominal e oblíquo externo, auxilia na distribuição da carga sobre a região lombar. Isso porque a coluna vertebral, com a musculatura em dia, consegue manter sua curvatura natural preservada.

 Devo trabalhar o abdômen em contrações estáticas e dinâmicas. Verdade!

“Existem músculos do abdômen que são ativados mais na manutenção da postura, logo trabalham de forma estática, e outros que são ativados para realizar movimentos, portanto de forma dinâmica. O trabalho equilibrado de forma estática e dinâmica pode favorecer o desenvolvimento mais global da musculatura abdominal,” disse Cacá sobre o assunto. Caso tenha dúvidas, exercícios dinâmicos são todos aqueles feitos com repetições de movimentos, os estáticos são de sustentação e postura (ex.: prancha).

O fortalecimento do abdominal deve ser prioridade no início de um programa de atividades. Verdade!

Nem sempre as pessoas dão a importância devida aos exercícios abdominais, geralmente deixando-os para o fim do treino. Alguns espertinhos dão a famosa desculpa de que se não tiver tempo para fazê-los na academia, podem realizá-los em casa, o que nem sempre é uma verdade. Mas essa prática não é ideal, pois o treino abdominal no início de um programa fortalecerá o tronco que, por sua vez, auxiliará na distribuição das cargas durante todo o treinamento, principalmente nos movimentos com pesos distantes do centro do corpo. Por esses e outros mitos que foram surgindo com os anos, que aconselhamos fortemente o acompanhamento de um professor sempre que for realizar alguma atividade física. Não acredite em sites que não são confiáveis, perfis de redes sociais ou no seu amigo que jura que pesquisou! Sempre que tiver em dúvida sobre alguma questão, pergunte para um profissional.

Bons treinos!

Leia Também: Emagrecer de Vez   Como Emagrecer Rápido   Dicas Para Emagrecer   18 Dicas Para Emagrecer Sem Fazer Dieta   Livro Emagrecer de Vez   Dieta mediterrânea

Você Precisa Ver Isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *