Benefícios do treinamento funcional para o equilíbrio

Benefícios do treinamento funcional para o equilíbrio.

Por Arthur Lopes

O treinamento funcional nada mais é do que exercícios que reproduzem os movimentos da vida cotidiana, ou seja, movimentos físicos realizados nas nossas atividades diárias. Por serem mais dinâmicos e criativos, ele se tornam mais divertidos para os praticantes e principalmente para os que não gostam da monotonia das academias.treinamento funcional

No nosso cotidiano realizamos uma série de movimento como levantar, agachar, puxar, empurrar, saltar, dobrar, torcer, virar, frear, andar, correr… enfim nas mais diversas situações do dia a dia. Quando limpamos a casa, lavamos os pratos, tiramos o bebê do berço e o colocamos na cama, são exemplos dessas atividades que o nosso corpo utiliza o trabalho multiarticular e simultâneo de vários grupos musculares.

Como em geral a carga utilizada nos exercícios é o próprio peso corporal, a prática das atividades funcionais nos deixam mais preparados para as diversas atividades corriqueiras.

Os exercícios funcionais podem ser praticados por qualquer pessoa desde que não tenha nenhuma restrição médica. Quem nunca fez atividade física também pode praticar mais com exercícios de intensidades leves e acompanhamento de um profissional de educação física.

Benefícios para o equilíbrio corporal do treinamento funcional.

Os principais benefícios estão diretamente relacionados a melhora na postura, mais equilíbrio, agilidade, flexibilidade, força muscular, coordenação motora, alívio das dores nas costas, melhora do sistema cardiorrespiratório. Os exercícios contribuem para um emagrecimento saudável pois melhoram o tônus muscular e aumentam o gasto calórico.treinamento funcional 3

O treinamento funcional bem sistematizado ajuda a fortalecer o CORE (centro de gravidade do nosso corpo) onde se encontram os músculos abdominais, lombares, glúteos e os oblíquos.

Localizados na região ao redor do tronco na linha da coluna lombar, esses músculos suportam e estabilizam a bacia, pélvis e o abdômen. Ao fortalecer essa região, adquirimos uma força muscular nos principais músculos atuantes na função do equilíbrio corporal. Outros regiões do nosso corpo também podem ter exercícios específicos para o equilíbrio corporal como os quadríceps e posteriores da coxa.

Treinamento funcional ajuda a curto, médio e longo prazo.plank prancha lateral

Os exercícios para equilíbrio corporal são de suma importância para nossas vidas. Quando envelhecemos é normal perdermos massa muscular e massa óssea e isso prejudica e limita alguns movimentos articulares. Se a prática de atividade começar cedo, a probabilidade de você ter uma vida saudável e ativa por um período prolongado é muito alta devido a memória muscular e ao condicionamento adquirido durante toda sua vida.

Pratique atividade física de forma saudável com acompanhamento de um profissional de educação física, melhore sua qualidade de vida com hábitos saudáveis.

Arthur Lopes é graduado em educação física com pós graduação em nutrição esportiva. Personal trainer e coordenador do grupo Xtreme Funcional, em Olinda, Pernambuco.

Cref: 006115 GP/PE

Contato:arthur_araujolopes@hotmail.com

Fone: (81) 98451.2959

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