Corrida de rua: um exercício que pode te ajudar a emagrecer muito

Corrida de rua: um exercício que pode te ajudar a emagrecer muito

 

A corrida é um dos exercícios com o maior número de adeptos em todo o mundo e crescendo todos os dias. O motivo? Não é apenas porque é bom mas pode ser um enorme diferencial para quem quer regular o peso. Está na lista das atividades aeróbicas e isso quer dizer proporcionar uma queima de calorias rápida em curto prazo, mas também tem diversos outros benefícios. Corrida de rua para emagrecer pode ser um ótimo exercício e o melhor: é de graça.corrida (1)

 

O ato de correr é um dos básicos do homem. Desde os primórdios o ser humano é habituado a correr para fugir de predadores, caçar ou mesmo buscar novas moradias em tempos difíceis de clima ou região (invasores, por exemplo). O corpo naturalmente é adaptado para corrida mas com a ausência de uso dos músculos por um tempo acaba perdendo a capacidade de correr. Outros vícios como para cigarro, bebida e fast food vão diminuindo também a potência respiratória e cardíaca e pode tornar a corrida um dos esportes mais bacanas para perder peso.

 

Corrida emagrece?

 

Corrida emagrece sim, mas é importante ressaltar que ela não é a única com esse mérito. Qualquer atividade física possui esta capacidade porque movimenta o corpo e com isso acelera o metabolismo. O grande segredo está em consumir mais calorias do que ingere por dia. Se mantiver uma alimentação equilibrada e começar a correr regularmente o corpo vai queimar mais calorias e com isso os números da balança vão diminuir.Running

 

Mesmo percorrendo uma distância curta se mantiver a alimentação de antes vai conseguir perder alguns quilos sem esforço porque corrida proporciona uma queima calórica muito grande. Contudo, para obter o melhor da atividade física uma mudança nos hábitos alimentares é de grande ajuda. Apenas com alguns cortes ou substituições já é possível obter bons resultados e não estamos falando em ser um atleta de corrida de rua, competidor ou caça medalhas. Pode ser uma atividade a ser praticada de dois a três dias por semana no parque, em pista de cooper de sua cidade ou orla marítima como recreativo também.corrida

 

Se te falta estímulo para começar a correr vamos dar uma forcinha comparando com algumas atividades. Uma corrida leve pode proporcionar uma perda de 500 a 900 quilocalorias por hora. Comparando, andar de bicicleta pelo mesmo período traz uma perda de 200 a 300 quilocalorias e natação entre 300 e 400. Uma musculação bem trabalhada pode fazer o atleta perder 300 por hora e uma aula de ginástica aeróbica cerca de 300. Vale a pena começar a correr, não?

 

Os benefícios de usar a corrida para emagrecer

 

Além de ser uma atividade relaxante a corrida de rua não exige muito do atleta em se tratando de custos. Uma roupa confortável e um bom tênis é tudo o que você precisa para começar porque pode ser praticada em qualquer lugar como as ruas do seu bairro, uma praça ou algo do gênero. E a corrida relaxa mesmo! A liberação de endorfina é muito maior após um treino que em não corredores e proporciona o estado de bem estar. Segundo pesquisa recente realizado pela Universidade de Bonn, na Alemanha, corredores representam casos em menor número de depressão e ansiedade.

 

Correr regularmente também evita o efeito sanfona. Na verdade qualquer atividade física praticada rotineiramente ajuda a evitar o ganho e perda de peso rápido, característica deste efeito, mas como a corrida muda de cenário sempre, há pequenas competições para estimular. Logo, as chances de largar o esporte se tornam menores que em outras atividades físicas. E com uma boa regulagem na alimentação você consegue resultados incríveis! Também é um dos poucos exercícios que trabalham uma enorme quantidade de grupos musculares. Estão envolvidos na corrida músculos do braço, pernas, core (parte central do corpo) e costas, por isso é um dos mais completos não apenas para manter a balança com saldo positivo como o corpo torneado. É só observar corredores de longa data: uma boa parte possui músculos bem definidos.

 

Como começar a correr

 

E como começar? Como toda atividade física a indicação é solicitar uma avaliação médica. Procure seu cardiologista para saber se seu corpo está pronto para este tipo de esforço. O mesmo médico deve pedir exames de sangue e outros complementares para um laudo mostrando que você pode fazer exercícios. Depois da avaliação médica é só colocar o tênis e partir para a corrida.

 

Mas não tão rápido. Se você não pratica nenhuma atividade física o primeiro passo é colocar o corpo em atividade. Comece com uma caminhada pontual de ao menos dois dias por semana. Não é preciso forçar, com um tempo percorrendo a mesma distância todos os dias o seu corpo vai pedir um trote, uma corrida de leve e em poucas semanas já correrá sem sacrifícios. Mas o aumento da velocidade deve ser gradual e respeitando se corpo.

 

Um plano básico de corrida para iniciantes deve envolver de duas a três semanas de caminhada e só depois começar a correr. A distância percorrida deve aumentar gradativamente também, em algumas semanas em um quilômetro e um aumento de 10% por semana de distância a percorrer. Assim como na musculação é preciso evolução para o exercício de fato fazer efeito.

 

Competições de corrida de rua ajudam a estimular a prática

 

Devido o aumento de corredores de rua também cresceu o número de eventos relacionados. Corridas de rua são sempre organizadas em todas as capitais do país e são um ótimo estimulante para quem quer começar a correr ou continuar com a prática. No geral a quilometragem começa com 5 quilômetros para iniciantes e com medalha de participação. Para quem nunca correu completar uma prova é um ótimo estimulante. Mas quem quer evoluir no esporte pode partir para os 21 km (meia maratona), 42 km (maratona) e 100 km (ultra maratona). Não existem limites para a corrida.

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