Treino HIIT Para Emagrecer

Treino HIIT Para Emagrecer

 

Treino HIIT você conhece? Com certeza já ouviu falar desta forma de emagrecimento. Acho que você gostaria até de experimentar. Acertei? Talvez falte informações para te fazer entender bem do que se trata.

Aqui você tem a chance de descobrir uma porção de coisas sobre este treinamento. Fique por dentro do que é. Entenda mais sobre isto.

Treino HIIT: Saiba o que éHiit

 

Hitt significa – High-intensity Intermittent Training, ou seja Treinamento intervalado de Alta intensidade. É a forma mais atual de eliminar gorduras, utilizando treinamento intenso. É completamente eficiente e cumpre o que promete. Mas, o que será que faz com que este treino seja um potencializador de queima calórica? Você quer saber?

 

O treino HIIT é eficaz devido à intensidade com a qual os exercícios são realizados. Isto já está reconhecido pela ciência. Já foi constatado por meio de experimentos e estudos. Sabe-se também que exercícios leves, que não dispendem força, não emagrecem. A perda de peso pode ser otimizada sim, mas com os treinos de alto gasto energético.

Isto ocorre porque para emagrecer precisamos provocar no corpo um déficit calórico, quer dizer que para perder peso temos que gastar mais energia do que ganhamos. E isto é induzido pelos exercícios de alta intensidade.

É exatamente assim que acontece no treino HIIT. Ele é feito com períodos curtos de alto gasto energético ou seja, com atividades intensas, que se somam aos intervalos de pausa ou de atividade mais leve. Sendo assim, no decorrer das sessões aeróbicas intensas e curtas, o corpo gasta muita energia. E a queima calórica se prolonga no decorrer do intervalo e após o término da sessão.

O Treino HIIT facilita o emagrecimento.desafio-vip-60-1

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Programa de Emagrecimento Corpo de 21

O HIIT não é algo fácil de fazer. Exige força de vontade, empenho e disciplina. E às vezes o corpo reclama pela intensidade. Mas, sem dúvida tornou mais fácil o emagrecimento. Na verdade, é muito menos sofrido fazer um treino forte, que dura pouco tempo e resolve, do que ficar fazendo exercícios leves e diários, que nem mexem com o corpo.

Descobriu-se que o HIIT sacode o organismo, dá um susto nos sistemas e acorda o metabolismo. E isto é bom, pois assim nosso ser é obrigado a reagir e esta reação requer energia, que é obtida através da queima de caloria. Tudo isto leva a um único resultado que é o emagrecimento. Este treinamento realmente promove a perda de peso com muita intensidade. Porém para que ele realmente funcione é preciso fazer certo.

Treino HIIT: Como funciona

O fator X do HIIT é a intensidade alta, realizada em uma sessão curta, seguida de intervalo. Esta é a fórmula deste treinamento. Este é o método certo e dele não se pode fugir. Quem acha que qualquer exercício leve vai dar conta do recado, está enganado.

Aqui o carro-chefe é a força intensa empregada nas atividades. Sendo assim, os exercícios a serem realizados não estão pré-determinados. O programa é dinâmico e pode ser traçado para cada pessoa, conforme sua necessidade e condicionamento físico.

Desta forma, você pode escolher o tipo de atividade física que quer desenvolver com o treino HIIT. E um bom profissional de Educação Física pode determinar as diretrizes para o desenvolvimento desta.

Veja um exemplo básico de como é desenvolvido um treino HIIT.
  • Na primeira fase: (semana 1 e 2) – 1:4 (significa que será feito 1 tempo de alta intensidade para 4 tempos de descanso ou atividade leve).

Faça 15 segundos de exercícios em alta intensidade

Descanso de 60 segundos ou caminhada leve.

Repita esta série por 10 vezes. Faça um total de 14 minutos.

  • Segunda Fase (semana 3 e 4) 1:2 (significa que será feito 1 tempo de alta intensidade para 2 tempos de descanso ou atividade leve).

Faça 30 segundos de exercícios em alta intensidade

Descanso de 60 segundos ou exercício de baixa intensidade.

Repita esta série por 10 vezes. Faça um total de 17 minutos.

  • Terceira Fase (semana 5 e 6) 1:1 (significa que será feito 1 tempo de alta intensidade para 1 tempo de descanso ou atividade leve).

Faça 30 segundos de exercícios em alta intensidade

Descanso de 30 segundos ou exercício de baixa intensidade.

Repita esta série por 18 vezes. Faça um total de 18,5 minutos.

  • Quarta Fase (semana 6 e 7) 2:1 (significa que serão feitos 2 tempos de alta intensidade para 1 tempo de descanso ou atividade leve).

Faça 30 segundos de exercícios em alta intensidade

Descanso de 15 segundos ou exercício de baixa intensidade.

Repita esta série por 25 vezes. Faça um total de 20 minutos.

 

Aqui você tem um exemplo de diretrizes básicas. Seu orientador físico pode alterar e adaptar à suas condições e necessidades. Se você for sedentário, talvez necessite de adaptação maior.

Exercícios e atividades para treino HIIT

Que exercícios ou atividades podem ser desenvolvidas no treino HIIT? Esta é a pergunta que muitos fazem. Saiba que você pode escolher entre muitas opções.

Sua opção pode ser tanto por atividades ao ar livre quanto na Academia ou em casa. O importante é seguir a regra principal que é:

Treino intenso: Intervalo de descanso ou baixa intensidade

Sendo assim há possibilidades como: corrida, ciclismo, bike estacionária, pular corda, Jump, dança aeróbica, musculação, treinamento funcional, crossfit, entre outros.

A escolha é sua. Faça a opção que mais te agradar. O ponto principal é fazer seu metabolismo acelerar e proporcionar a seu corpo uma continuação da queima calórica, após terminado o treino.

À medida que você pratica, os benefícios vão aparecendo, em sua silhueta que vai se afinando e também em sua saúde, que vai sendo fortalecida. Veja as vantagens desta modalidade.

Benefícios do Treinamento Intervalado de Alta intensidade.

  • Aceleração do metabolismo
  • Gasto de energia intensificado
  • Melhora da auto estima
  • Melhora o condicionamento Físico
  • Otimiza o sistema cardiorrespiratório.
  • Ativa a circulação sanguínea.

Treino HIIT X aeróbicos leves

Muita gente não consegue perceber como o treino HIIT pode levar a mais perda de peso do que os exercícios diários aeróbicos. Pesquisadores e estudiosos do assunto afirmam que quando são comparados, o HIIT ganha em eficiência e tempo.

Quer dizer que ele emagrece mais em menos tempo. Isto ocorre devido à alta intensidade dos exercícios desenvolvidos. Esta prática faz com que o corpo continue queimando caloria pelo resto do dia. E isto não acontece com os exercícios aeróbicos.

Alguns cuidados ao treinar.

Toda atividade ou exercício físico exige algum cuidado. Aqui não é diferente. Você não deve esquecer-se que o corpo precisa estar preparado para exercitar-se. Sendo assim:

  • Respeite sua condição física. Alguns profissionais afirmam existir um princípio chamado individualidade biológica. Trata-se da capacidade de cada um de nós.

O que é muito intenso para um pode ser leve para outro. Portanto, busque conhecer sua identidade físico-biológica e não se exceda nos exercícios.

  • Não deixe de fazer um aquecimento antes de começar.
  • Se você é sedentário e está muito tempo parado, sem realizar nenhuma atividade, procure um médico antes de começar.
  • O HIIT não deve ser feito todos os dias. Especialmente no começo. Para iniciar, 2 vezes por semana é bom.

Se você quer perder peso e deseja manter-se magra, precisa fazer também uma alimentação menos calórica, para ajudar a atividade. Uma reeducação alimentar é ideal. Se você não sabe como fazer experimente um programa de emagrecimento da Internet. Há alguns com eficiência cientificamente comprovada.

 

Treino HIIT é um dos métodos mais eficientes e saudáveis de emagrecimento que existe. Experimente. Vale a pena. Sua beleza vai agradecer e sua saúde também.

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